A música minimalista teve grande importância nas décadas de 1960-1970, principalmente nos EUA, e tem entre suas principais características o emprego de um número reduzido de frases ou motivos largamente repetidos, uma harmonia consonante, muitas vezes um pulso constante, muito pouca ou muito lenta variação dos motivos, e abandono de recursos decorativos. Entre os principais compositores estão Steve Reich, Terry Riley, LaMonte Young, Philip Glass, todos norte-americanos; e Michael Nyman, inglês.
A ideia de uma música baseada na repetição exaustiva de elementos não é nova, mesmo na música ocidental, e Véxations (1893) é um exemplo de Satie nesse sentido. A primeira composição mais claramente associada ao minimalismo em música, no entanto, é o String Trio (1958) de LaMonte Young, que emprega técnicas dodecafônicas e explora sons com longas durações (na peça há notas que duram mais de quatro minutos cada).
No contexto da música, o termo "minimalismo", tomando de empréstimo à Minimal Art em voga nas artes plásticas nos anos de 1960, vem sendo comumente usado desde que Nyman o empregou pela primeira vez em 1968; a ideia de uma "música processual" aparece pela primeira vez no mesmo ano, no manifesto de Reich intitulado Music as a Gradual Process.
Apesar de os dois termos serem utilizados de forma intercambiável por alguns, principalmente por causa das obras de Reich, a ideia de música processual dele aponta para uma música "que se origina em um processo, e mais especificamente, música que torna esse processo audível". No manifesto, ele ressalta o fato de que sua ideia de música processual é diferente da de Cage: este último utiliza processos como técnicas de composição, mas sua música não dá a ouvir o processo diretamente, " não há conexão audível". Podemos concluir que, nesta medida, a contribuição de Reich para a arte sonora é mais direta, uma vez que parte das obras baseiam-se justamente na exposição dos processos de produção do som. Mais tarde, Reich inclusive produziria composições que se apresentam na forma de instalações, e onde o acento é a visibilidade do processo de produção do elemento sonoro.
Aqui alguns trabalhos de Reich:
Gostei muito desse estilo de música.
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