terça-feira, 17 de setembro de 2013

Arte sonora e suas ramificações.


As concepções, acerca da arte, se transformam constantemente dentro do espaço temporal. Um dos exemplos disto são as diversas modificações da concepção de linguagem musical. Hoje, o foco desta linguagem não se limita somente ao campo sonoro definido, ou seja, na música das tonalidades sonoras. Percebe-se uma maximização sonora dentro deste campo da arte. E como conseqüência desta maximização sonora é inevitável o surgimento de investidas originais que transformam ainda mais esta linguagem artística. Como, por exemplo, produtos artísticos indivisivelmente compostos por elementos fundamentais da música e das artes plásticas. Qualifica-se estes produtos artísticos com o nome de Esculturas Sonoras, pois a organização da estrutura do objeto está intrinsecamente ligado ao som que irá produzir. Da mesma forma, se dá nas instalações artísticas, porém a inter-relação deste se dá entre o som e o ambiente. Estas vertentes artísticas normalmente são qualificadas como Arte Sonora, elas se caracterizam por, mesclar qualquer outro elemento proveniente das diferentes linguagens artísticas à sonoridade. 

Mas a indagação está em se o termo arte sonora, ou até mesmo o conceito de música comporta este tipo de expressão artística. Ao falarmos do termo música, é quase que inevitável, remetermos à ideia de uma estrutura sonora definida, acompanhado de um discurso progressivo dentro do tempo. Já o termo Arte Sonora, pode permitir uma compreensão mais ampla das possíveis implicações sonoras, no entanto é um código linguístico que favorece a qualidade sonora da estrutura, mas tanto a materialidade quanto a sonoridade não deveriam ter o mesmo valor? Deste modo, a terminologia música e arte sonora não se mostram tendenciosas a supervalorizar a qualidade sonora em detrimento do aspecto visual da estrutura artística? 



Para melhor compreensão destas estruturas, a apreciação dos produtos artísticos dos grupos Chelpa Ferro, Hapax, Nam June Paik, Norman Mclaren e outros, podem ser contributivos. Sendo assim, a observação dos diversos produtos artísticos pode contribuir para uma compreensão mais integra das possíveis relações procedentes deste hibridismo audiovisual.

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